EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos




CADERNO DE PERGUNTAS


Você se lembra daqueles antigos cadernos de perguntas que circulavam entre adolescentes nos anos 70 e 80? Já teve um, ou já respondeu um? Era assim: a gente escrevia perguntas no topo das páginas, e ia numerando as linhas (cada linha numerada pertencia a uma pessoa, sendo que a primeira pergunta era sempre: "Qual o seu nome?"), e convidava amigos para responder.

Lembro-me que às vezes tinha filas na hora do recreio, ou então, os cadernos circulavam pelo bairro todo, cada hora na casa de um de nós. E assim, todos ficávamos sabendo de quem a outra (o) gostava, quais as músicas e roupas preferidas da turma, frases feitas favoritas, etc... 

Na verdade, era um caderno de fofocas 'light', que servia como uma rede social. Alguns participantes preferiam não revelar seus nomes, escrevendo sob a primeira pergunta (reservada ao nome do participante) coisas como "Alguém" ou usando pseudônimos. Pensando bem, igualzinho as redes sociais de hoje - considerando que naquele tempo não existiam computadores nas casas.

Havia também os comentaristas 'do mal' (geralmente, meninos, que pegavam escondido os cadernos das irmãs que os estavam respondendo, e escreviam um monte de  bobagens). E como eles usassem letras de forma, nós ficávamos tentando especular quem tinha feito aquilo...



question%C3%A1rio.jpg

Era muito gostoso sentar-me nas escadas lá de casa, com o caderno no colo. Olhava a rua, mordendo o lápis e pensando nas respostas para perguntas como "Qual o seu maior sonho?" "Qual profissão você quer ter?" ou "Qual a coisa mais divertida que você já fez?" E a gente ia  tentando fazer com que as respostas parecessem espertas e interessantes; afinal, quem sabe, aquele garoto de quem estávamos 'a fim' lesse o caderno e começasse a prestar atenção em nós?...

Pensando bem, na natureza nada se cria; as redes sociais, apesar de muito mais sofisticadas e abrangentes, são como aqueles cadernos de perguntas...


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 05/01/2014
Alterado em 05/08/2017
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras