EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
topo+60+anos+da+tv.jpg





Anos 80 - Uma Crônica Sem Saudades


Em 1980 eu tinha quinze anos de idade. O presidente do Brasil era João Figueiredo, e falava-se muito em "Anistia Ampla Geral e Irrestrita" (ah, se eles soubessem...).

O conjunto de rock nacional Blitz fazia sucesso com "Você não soube me amar", e todas as garotas imitavam o corte de cabelo da Fernanda Abreu - na época, o corte era curto e repicado na frente, com um topete que parecia uma cacatua no lado de cima, e atrás, longo e liso. Meu cabelo era assim. A moda era esquisita, roupas largas e volumosas, cores cítricas - vermelho, amarelo e azul-caneta, principalmente, e estampas geométricas e psicodélicas. Ah, e as enormes ombreiras...coisa Horrível...

Nas unhas, as meninas usavam Raio Laser e Brilho Grace. O Grace existe até hoje. Ele deixa as unhas com um tom levemente azulado, e o raio Laser, rosado.

Nos anos 80, rolava na telinha do cinema (e mais tarde, da TV)  filmes como Os Goonies, La Bamba, Sexta-feira 13, Flashdance, Guerra nas Estrelas, Karatê Kid, A Lagoa Azul, Dirty Dance e outros. Na TV, assistíamos seriados como Casal 20, O Incrível Hulk, Miami Vice, As Panteras, Magnum, etc. As mulheres mais belas do cinema eram Darryl Hanna, Brooke Shields e Meg Ryan. Na TV brasileira, estavam Cláudia Raia, ainda Vera Fisher, Bruna Lombardi, Letícia Spiller, Cláudia Ohana, etc...

No rádio, tocava Ritchie, Roupa Nova, RPM, Legião Urbana, Lulu Santos, Sempre Livre, Inimigos do Rei, Ira, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Kid Abelha, Joelho de Porco, AC/DC, Cindy Lauper, The Police, Madonna, Bon Jovi, Guns an' Roses, entre outros. Nas tardes de sábado assitíamos à Buzina do Chacrinha, e as chacretes, ainda jovens, eram famosas pela sua beleza natural - havia mulheres para todos os gostos: gordas, magras, altas, baixas, morenas, loiras, negras... naquela época, a mulher não precisava ser esquálida e loira para ser considerada bonita.

Os galãs da TV e do cinema eram, entre outros: Edson Celulari, Felipe Camargo, o hoje velhinho José Mayer, Kadu Moliterno, Lauro Corona, Carlos Alberto Riccelli, Mel Gibson, o atual gordinho Alec Baldwin, o sempre e eternamente lindo Johnny Depp, Michael J. Fox, Tom Cruise, etc...

Não tínhamos computadores em casa. Ninguém tinha. Celulares não existiam, e se alguém falasse neles, todos diriam que era coisa de filme de ficção científica. A gente brincava com os tele-jogos- precursores dos videogames.

Os anos oitenta foram anos atribulados que passaram como o vento. Houve muitas guerras; entre as mais importantes: Irã X Iraque, A Guerra do Líbano, A Guerra Civil de Angola e A Guerra das Malvinas. 

Em 1980, morre John Lennon, deixando o mundo bem mais pobre. A Queda do Muro de Berlim aconteceu em 89.

A inflação no Brasil ficou totalmente fora de controle nos anos 80. Eu trabalhava em uma loja, e quando as pessoas iam pagar seus crediários, tínhamos que passar as dívidas por uma tabela chamada Tabela de Deflação. Itens importantes, como leite e carne,  sumiam do mercado. Lembro-me que passamos uma semana tomando cevada porque não havia café. Argh!

 Xuxa começou a ficar famosa com seu programa na TV (Eca!) e eu, que tinha sobrinhos pequenos, era obrigada a escutar aquelas coisas irritantes que ela cantava. Houve um atentado contra o Papa João em 1981. Tancredo Neves é eleito presidente da nação e morre logo em seguida, sendo substituído pelo seu vice, o bigodudo José Sarney. O resto é história...

Em 1984, houve o movimento Diretas Já - que não melhorou em nada a nossa situação, pois até hoje não aprendemos a votar. 

Naquela época, eu namorava meu atual marido - que conheci em 1984. Minhas irmãs já estavam todas casadas, e eu vivia sozinha com meus pais até 1986, quando meu pai morreu, aos 62 anos. Os anos que se seguiram foram difíceis e tristes. Eu trabalhava durante o dia e estudava à noite. Eu era tão magrinha, que meu apelido era Pincel. Quando me casei, em 1990, meu manequim era 38. Bons tempos...

Mas não sinto saudades dos anos 80. Sinto mais falta dos anos sessenta. Queria ter sido jovem naquela época, para poder acompanhar de perto as mudanças mais importantes que ocorreram no mundo...

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 30/03/2014
Alterado em 30/03/2014
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras