EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
The-Joneses-418x620.jpg



AMOR POR CONTRATO 
RESENHA - FILME
Amor Por Contrato – de Derrick Borte
Com: Demi Moore , David Duchonni e Garry Cole
Ano: 2009 Nacionalidade: USA
 
Steve e Kate Jones formam a família perfeita: um jovem casal bonito e bem sucedido, são os pais de dois adolescentes belos, inteligentes e populares. Mudam-se para uma casa luxuosa em um bairro de classe alta e logo tornam-se alvo da admiração e inveja de seus vizinhos através da imagem de perfeição que projetam. Todos querem ser como eles, possuir as coisas que possuem e ter a mesma aparência espetacular. A fim de serem incluídos em seu círculo de amigos, os vizinhos passam a imitar-lhes o estilo e comprarem, para si mesmos, todas as coisas que seus admiráveis novos vizinhos possuem. Um deles, Larry, chega ao extremo de hipotecar a casa a fim de cobrir seus luxos.
O que ninguém desconfia, é que os perfeitos Jones são uma família de fachada que trabalha para a empresa LifeImage – uma firma especializada em criar famílias falsas a fim de vender produtos de ponta através da inveja e da cobiça despertada por seus funcionários. Eles exibem tênis caros, celulares quase mágicos, maquiagens milagrosas, roupas de marca, tacos de golfe que prometem a tacada perfeita, carros luxuosos, TVs espetaculares e até mesmo comidas que nada tem de especial, mas como são servidas durante suas festas, passam a ser consideradas deliciosas.

Achei que a história traz uma proposta interessante, não apenas pela ótima atuação dos atores, mas pela análise psicológica da sociedade atual, embutida na trama do filme. Hoje em dia, vivemos em um contexto de competição e aparências. Todos querem mostrar que tem mais, e que por isso, são mais. Alguns chegam ao extremo de tornarem-se compradores compulsivos de coisas que não necessitam, a ponto de entulharem suas moradias de todos os tipos de objetos que, ocupando todo o espaço livre, impedem a circulação normal dos moradores da casa. Há um reality show exibido no canal Discovery Home & Health, “Acumuladores,” que aborda este tema.

Mas voltando ao filme, “Amor por Contrato” aborda, de forma inteligente, as ambições e inseguranças humanas. Hoje em dia, torna-se tão fácil ser manipulado pela mídia, que convence qualquer pessoa de qualquer coisa que deseje. Possuir tal e tal objetos torna-se imprescindível a quem quer mostrar uma imagem de sucesso. E a compulsão desenfreada e doentia em comparar-se com os outros, querendo possuir o que eles possuem, deixa sobre o mundo uma névoa de inveja e insatisfação constantes, que nos fazem desejar alcançar o corpo perfeito, viver na casa perfeita e ter a vida perfeita. Poucos se dão conta de que este ideal de perfeição é uma projeção inalcançável.

Também há uma compulsão pela aparência jovem. Através dela, muitas pessoas acabam por deformar seus rostos e corpos com plásticas exageradas, implantes de silicone, dietas rígidas, enfim, uma série de atitudes que só trazem frustração, pois ninguém jamais poderá ser jovem para sempre.
Assistir a este filme levou-ME a muitas reflexões  importantes. Além disso, a história é agradável, e prende a atenção.
 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 06/04/2014
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras