EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
Minha Mãe




Mães


As mães são a cola da família, um laço que une seus membros. Às vezes, quando elas se vão, a família se dispersa aos poucos, e os laços vão se afrouxando, e as famílias que se formaram a partir da família original, vão se tornando núcleos isolados; mas mesmo neles, o ponto central, a cola que une a todos, é a mãe. E depois, tudo se repete.

Considero-me feliz, pois tive mãe até os quarenta e sete anos de idade; lamento que ela não esteja aqui agora, mas fico feliz pelos anos nos quais ela esteve. 

As mães preparam as ceias de natal e as mochilas da escola. Quando somos bebês, passam noites em claro conosco quando estamos doentes. Mais tarde, elas nos ensinam a falar, andar, comer, escolher, dividir, partilhar, respeitar, entender. Elas passam suas vidas fazendo coisas para nós. Passam nossos uniformes, insistem para que estudemos para as provas, lutam para que possamos ter uma vida melhor do que a delas.

Quando ficamos adultos, elas se afastam um pouco a fim de que aprendamos a caminhar sozinhos. Mas no fundo, estão sempre por perto quando precisamos. Algumas tornam-se avós dedicadas, e ajudam as filhas e filhos a criarem seus filhos.

É uma pena que, quando elas envelhecem, nem sempre sejam compreendidas por aqueles de quem elas cuidaram com tanta dedicação a vida inteira. Nem todas as mães idosas são amadas e respeitadas. Nem todas são acolhidas por suas famílias, sendo consideradas um estorvo e tratadas como tal. Mesmo assim, não entendo porque, elas parecem nunca se revoltarem, e pouco reclamam.

Mas quando elas vão embora, fica um vazio. Sempre. Mesmo quando seus filhos ingratos não admitem. E eles tentam preenchê-lo com o esquecimento, o que não é sempre possível.

Se você tem mãe, agradeça. Faça com que a vida dela se torne melhor, pricipalmente quando você não precisar mais tanto dela. Faça com que ela sinta que é amada, respeitada e que o que ela tem a dizer - suas opiniões - são importantes. Lembre-se sempre de que você é a pessoa que ela mais ama e amou no mundo, e que você deve a ela o fato de estar vivo. Ela cuidou de você. Dedicou todo a sua vida a você e aos seus irmãos, se você os tem.

E se você for mãe, desejo que o seu dia amanhã seja muito feliz, com os filhos ao redor, e se eles não puderem estar presentes fisicamente por algum motivo, que possam telefonar para dizer "Alô, eu amo você, estou com saudades."



Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 07/05/2016
Alterado em 07/05/2016
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras