EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
ESTOU ME EXPONDO?



Quem não deseja expor-se, jamais poderia pensar em escrever alguma coisa. Todos que escrevem correm vários riscos, entre eles: cometer erros de gramática, parecer ridículo para quem lê, ser mal interpretado - e o mais mortal pecado de todos, expor a si mesmo. Porque quem escreve e não expõe a própria alma por medo do que os outros pensarão, nunca produzirá nada que valha a pena.
 
Em cada poema, em cada personagem de contos, em cada crônica, passeia o escritor. A grande confusão, é que muitas vezes a alma dele está ali, naquele personagem ou no eu-lírico de um poema, mas muitas vezes, o leitor pensa, equivocadamente, que a história daquele personagem é uma autobiografia. 
 
O personagem e o eu-lírico, como os filhos, carregam traços do escritor, mas não são ele, e nem sempre significam uma reprodução de sua vida pessoal. 
 
Imaginem se Stephen King, escritor de contos de terror, tivesse sua vida real representada em cada personagem que cria! Que tipo de pessoa ele seria? 
 
Quando, por exemplo, o poeta fala de solidão, apesar de ele estar colocando ali naquele poema seus sentimentos sobre ela, isto não significa que ele seja, necessariamente, um solitário. Ele pode estar falando de uma solidão real ou não. Um eu-lírico não é sempre uma representação da vida do autor, embora traga em si seus traços, vivências, observações sobre vivências alheias e opiniões suas e / ou de outras pessoas. 
 
Eu penso que o leitor precisa tomar muito mais cuidado ao ler do que o escritor ao escrever. Uma leitura malfeita e uma interpretação precipitada podem gerar comentários totalmente equivocados, e até mesmo, bizarros.
 
 

images%2B%252817%2529.jpg

De Celso Panza, um e-mail que recebi e que não poderia deixar de partilhar aqui, já que seu conteúdo é sensato, inteligente e esclarecedor.

.   .   .   .



Mensagem:
O homem nasce, aspira oxigênio e incontinenti chora para mostrar que está vivo. Quer atenção, ser gostado e assim inicia a sua jornada. Iniciou sua exposição.

E a vida é exposição, exclusiva e pura exposição. Nesse ato, nascer, começa a comunicação com os outros que vivem e habitam esse planeta. Muitos depois de certo grau de consciência própria e de número reduzido querem fugir da exposição. Se retiram do convívio social massificado, são os monges. Mas, continuam ainda uma exposição.
Qual?
Dessa singularidade, ser um monástico. Difícil inclinação, rareada, absolutamente incomum.

Quando se chega perto de um desses seres, monges, há uma certa reverência pela renúncia assumida e praticada. A materialidade foi colocada de lado, os prazeres todos. Há uma superioridade em se desgarrar das felicidades do corpo. Sem dúvida há uma transcendência no monge e quem transcende ainda vivo é especial, e expõe essa especialidade.

Estão mergulhados na alma os monges. Uma vida anímica “intra muros”.  Um outro mundo, distante do nosso. Há, contudo, uma exposição visível nesses que irradiam um certo mérito pela atitude de se descolar plenamente de tudo que a sociedade comum oferece.   Há uma evidente exposição, a de seus valores estarem acima do mundano. A dizer, “sou diferente”. E são, está exposta a escolha.

Se há uma exposição nesses seres especialíssimos por sua especialidade em se retirarem, imagina em quem escreve. Neles, monges,  estaria oculta a exposição, mas expõem-se – já visitei monastérios – registre-se que  exclusive anacoretas não estão expostos, estes sim, distantes da exposição, sem acesso algum, em cavernas nas montanhas e sós.

Tudo que se faz é exposição, na vida particular ou pública, expõe o que se é ou você finge ser, mas expõe-se. Acima de tudo, expõe-se a verdade e a mentira, a falsidade ou sinceridade, valores positivos ou negativos. E o mais interessante, ninguém se esconde do que é, mais cedo ou tarde se descarta o véu da mentira. A exposição começa a deixar evidente o que se é. Por qualquer veículo de comunicação, dos olhos à escrita, severa exposição esta,
Conheço as pessoas no primeiro contato, de tanto lidar com o público, mas escrever é, querendo ou não, mostrar o que se é, pela exposição nas entrelinhas, mesmo atrás das cortinas que se quer como barreiras.
Acho graça e cômico, pessoas que conheço na internet que escrevem em sites, têm blogues e dizem o que não são, o que nunca foram, o que não sentem, o que fizeram sem fazerem, e como funciona seu relógio humano. Funciona muito mal, metabolismo encrencado entre o egoísmo a si mesmo e aos outros,  pessimamente caminhante, com lastro em  egolatria sem existirem os melhores valores, ausentes e rejeitados, incrivelmente alijados . Uma mentira só. E se pensam isso e aquilo, e granjeiam afagos, homenagens, etc, merecem uma certa piedade.

Tudo na vida do ser humano é exposição, basta analisar qualquer movimento exterior, mas escrever é a exposição imediata, máxima e rápida para conhecimento de quem escreve e assim  se expõe, plenamente. Muitos enganam, não por muito tempo. Vai se percebendo o blefe, por isso digo que escrever é terapia, para os bons, que disseminam e espalham o que é bom, e se satisfazem nessa missão,  depressivos e maldosos, que se sublimam enganosamente dos complexos e frustrações,  egoístas e mentirosos que contaminam o mundo com suas sombras pecaminosas e desprezíveis. Para todos há um caminho na exposição, de luz ou de cinzentas nuvens, de alegrias ou tristezas, de reconhecimento ou de  chacotas e risos mesmo de seus próximos. Viver é se expor.


Obrigada, Celso!
 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 10/10/2016
Alterado em 19/10/2016
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras