EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
Diante do que está Adiante...
 
Aposentar-se no Brasil virou questão de sorte – ou de azar. Tenho pena de quem está entrando hoje no mercado de trabalho, pois as pessoas passam anos estudando e se aperfeiçoando antes de começarem a trabalhar – diferentemente dos dias mais antigos, nos quais começávamos a trabalhar aos quatorze, quinze anos, como meus irmãos. Hoje, é comum uma pessoa começar em seu primeiro emprego aos 27, 28 anos de idade.
 
Quando será que uma criatura dessas vai se aposentar? Com certeza, terá que optar pelas aposentadorias de instituições privadas. Ou seja: do jeito que as pessoas são ‘honestas’ neste país, com certeza começarão a surgir novas firmas especializadas no assunto; arrancarão dinheiro das pessoas e desaparecerão, deixando-as sem dinheiro e sem aposentadoria. Mas esta é uma característica do nosso povo: a de aproveitar as oportunidades quando elas surgem – mesmo que seja para o mal. 

Eu, que me aposentaria por idade sem precisar contribuir com mais nada, terei que trabalhar e contribuir durante mais oito ou nove anos. Meu marido fez as contas para mim. Bem, nem sei se estarei viva quando chegar o dia... mas também não sei se estaria viva se não precisasse pagar mais nada, então, nem faz tanta diferença assim, já que a nova data da minha aposentadoria quase coincide com a que eu me aposentaria, segundo as normas antigas. Felizmente, caí no grupo de transição. 

Outro dia eu vi um post no Facebook, onde a pessoa em questão dizia ter reunido todos os documentos necessários para aposentar-se, faltando apenas o atestado de óbito. Humor negro, mas é verdade. 
O mais absurdo de tudo isso, é que as pensões serão cortadas pela metade. Ou seja: as viúvas terão que sobreviver com metade do que seus maridos ganhavam. Só que elas não passarão a pagar metade da conta de luz, metade da conta de água e metade dos impostos, e nem passarão a consumir metade do que gastavam com remédios ou planos de saúde. Terão que viver com metade, mas pagando o mesmo de sempre. 

Pensando bem, esta é uma boa oportunidade para quem quiser montar uma firma de casamentos para pessoas de terceira idade! Assim, eles passarão a contar com as aposentadorias uns dos outros. Este é o país das oportunidades, onde novos negócios surgem a todo momento. Sorte dos mais de doze milhões de desempregados. 

Pensei em uma saída mais drástica: há alguns dias, eu assistia a um filme de espionagem, onde um velho espião da KGB, ao estar diante da possibilidade de ser torturado e morto ao ser descoberto por um espião inimigo, sacou de um envelopinho com cianureto e livrou-se do sofrimento, tendo uma morte rápida e quase indolor. Pensei: quanto será que custa um envelopinho de cianureto, e onde poderei conseguir um? Assim, quando eu estiver velha, decrépita, doente e solitária, poderei dispor deste maravilhoso recurso! Mas... a desonestidade grassa entre o povo deste país; e se, ao sacar do meu envelopinho com cianureto (daqui a alguns anos), eu descobrisse que fui enganada, e que ele contém apenas açúcar? Ah, seria horrível!

Mas esperem: não estou aqui defendendo a falácia de que, caso a Presidenta não tivesse sofrido um impeachment, estaríamos vivendo na Idade da Prosperidade. Porque ela mesma, pouco antes de sua saída, anunciou que seriam necessárias medidas impopulares. Ela mesma discursou na TV, em rede nacional, afirmando que sem sacrifício, não conseguiríamos sair da crise (na qual os 13 anos de PT nos meteram). Ela mesma já falava em reformas, aumentos de impostos, mudança nas aposentadorias, e eu me lembro muito bem, no corte das pensões das viúvas. Lembro-me claramente que ela disse que precisaria rever os projetos sociais do governo. Tenho até um texto daquela época que prova isso tudo, e ele está na minha escrivaninha; não sei onde, mas está lá. E foram exatamente estas mesmas medidas que levaram o povo a ir para as ruas contra ela, naquela histórica manifestação de 2013. 

No momento, estamos sendo vítimas da incompetência, da ganância, da desonestidade e das mentiras de um governo oportunista, corrupto e mentiroso. Temer não seria tão competente a ponto de fazer tanta merda em tão pouco tempo de governo. Ele está apenas pondo em prática a merda que estava empacotada desde antes da ex-presidenta sair – o que não diz nada a favor dele mesmo. Mesmo assim, no ponto em que estamos, não vejo outra saída.

Vamos ter que apertar os cintos, engolir em seco e aguentar o tranco dessas medidas impopulares, porque apesar de duras, elas podem ser a única chance de sairmos desse mar de lama.

Assim, saímos das mãos de traidores do povo e caímos nas mãos de traidores do povo. Exatamente como escolhemos. Que da próxima vez sejamos mais inteligentes. 
 
 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 14/12/2016
Alterado em 14/12/2016
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras