EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
Discurso Cansativo



Assisti a todo o discurso do Lula - apenas para tentar ver se alguma coisa do que ele diria soaria verdadeiro, e também para ter uma história para contar daqui a alguns anos; afinal, foi um momento histórico! Pela primeira vez, (ou nunca na história desse país) um ex-Presidente da República é preso.  Cercado por seus comparsas, que também estão sendo investigados, Lula derramou seu ódio contra os que destruíram sua ilusão de que sairia impune.

Mas não acho que seja algo do que termos orgulho. Melhor seria se ele tivesse escrito uma história mais bonita nas páginas do nosso país. Melhor seria se não tivesse participado de todos aqueles esquemas fraudulentos, ou feito ouvidos moucos à tanta corrupção, ou enganado tanta gente que acreditou (e alguns ainda acreditam) nele. O que eu vi, foi um homem derrotado. Vi seus últimos raios de energia emanando e se perdendo na multidão, que embora ainda tenha tentado defendê-lo, nada pôde fazer a não ser deixá-lo cumprir sua sentença pelos erros que cometeu. Ouvi uma voz que de tanto gritar, acabou ficando rouca. Ouvi quebrar-se um coração que, carregado de ódio e vingança, talvez nunca mais volte a bater devagar.

E estupefata, ouvi-o referir-se claramente ao apartamento em São Bernardo do Campo como "o meu apartamento" - deslize ou confissão? Transcrevo: 

"Agora, nós estamos quase  na mesma situação, eu estou sendo processado, e eu digo claramente: o processo do MEU apartamento, eu sou o único ser humano que sou processado por um apartamento que não é meu."

Não estou tão feliz assim, não como eu pensei que ficaria, porque olhando para trás, vejo que ele teve todas as chances de escrever uma bela história, mas deixou que o dinheiro e o poder lhe subissem à cabeça. E olhando para frente, ainda vejo muitos iguais a ele, que merecem a mesma punição, e eles estão não apenas na esquerda, mas também na direita. Ambas estão podres.

Gostaria que a história do país fosse passada a limpo. Há uma energia pesada e ruim no ar. A prisão de Lula, apesar de ter sido um início no combate à corrupção, não é o final. Não pode ser o final. 

Lamento que ainda haja pessoas que o defendam, que se neguem a enxergar o quanto ele agiu de maneira nefasta (não falo dos pobres que ele ajudou, nem do maior acesso de jovens da periferia às faculdades e universidades, mas da corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, mensalões, mensalinhos e acôrdos imundos). E quando penso nos jovens de periferia que hoje podem frequentar uma faculdade ou universidade, penso também nas unidades de ensino superior em estado miserável, em ruínas, destruídas, com professores desmotivados e ensino de péssima qualidade. E não falo por falar; conheço pessoalmente jovens que estão estudando nestas universidades e que me contaram estas histórias.

Lula não ergueu os jovens à altura do ensino superior; ele rebaixou o ensino superior para que os jovens  das periferias tivessem a ilusão de que se tornarão bons profissionais, mesmo sendo aprovados nas escolas públicas sem terem base para tal.

Não podemos achar que a prisão de Lula tenha acabado com a corrupção no Brasil. Ela ainda respira vigorosamente, ainda vibra, e ri de todos nós. É preciso que não baixemos a guarda, e que todos os predadores corruptos deste país tenham o mesmo destino de Lula.




 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 08/04/2018
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras