EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos



HIP%C3%93CRITA+copy.jpg

Presta Atenção!...



As religiões tem como meta - ou pelo menos, deveria ser assim - ajudar-nos na busca por Deus e por nós mesmos. Elas nasceram de uma necessidade humana de melhor compreender o universo, e conceitos como a espiritualidade, a caridade, a bondade e o perdão - principalmente este último, o mais necessário entre todos no mundo de hoje.

Eu não tenho uma religião, pois não me sinto devidamente 'encaixada' em nenhuma delas, e acho que seguir uma religião sem concordar com todos os seus dogmas e seguir todos os seus preceitos, seria hipocrisia. Mesmo assim, eu me considero uma pessoa religiosa, a partir do momento que sinto, dentro de mim, uma necessidade constante de melhorar - mesmo que esta melhora se dê tão lentamente quanto os passos arrastados de uma tartaruga. Sei exatamente onde preciso mudar, e tenho realmente me esforçado, embora eu ainda caia muitas vezes.

Apesar de não seguir nenhuma religião, existem coisas que elas pregam com as quais eu comungo, e respeito cada uma delas, mesmo não as seguindo. Quando a gente respeita a escolha dos outros, respeitamos também a alma e o direito de quem fez a escolha.

Mas compreendo que, sendo as religiões uma tentativa de melhora pessoal em relação a si mesmo e consequentemente, ao convívio com o outro, existem algumas coisas das quais o religioso não pode fugir. E se a sua religião não ensiná-lo a perdoar, guardar para si mesmo a sua crítica, esquecer a vingança e o rancor, procurando ser mais feliz e desejar a felicidade do outro, torcendo sinceramente pelo seu progresso e prosperidade; se a sua religião não o ensina que desejar o mal a outrem é prejudicial não só para ele, mas para si mesmo, não hesite: procure uma outra religião.

Reveja seus conceitos. Porque na verdade, ninguém precisa de religião para melhorar, embora muitos achem que sim, e apesar de frequentarem igrejas, centros espíritas e templos, e de darem as mãos ao rezar o Pai Nosso, e de recitarem com fervor a Oração de São Francisco de Assis, o fazem com os corações vazios de amor, tolerância  e  perdão. Acham que podem continuar julgando a todos, batendo no peito com arrogância, falando dos outros pelos cantos, incitando pessoas umas contra as outras, e ainda assim, considerarem-se religiosos em plena elevação espiritual.

Tenho muitas falhas, cometo muitos erros, falo muita bobagem, e jamais serei uma pessoa perfeita. Acho que certas coisas em mim não conseguirei melhorar nesta vida... mesmo assim, acredito que é importante melhorar um pouquinho a cada dia. Mesmo não sendo parte de nenhum grupo religioso.

Mas se você é religioso, e mesmo assim não é capaz de perdoar, relevar, compreender, superar perdas, e segue pela vida achando que existem culpados para tudo - até mesmo para o inevitável, você precisa dirigir um olhar mais crítico para si mesmo. 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 19/01/2013
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras