EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos

olga-benc3a1rio-prestes.jpg




IDEALISTAS


Ontem à noite revi o filme "Olga," de Jayme Monjardim, estrelado por Camila Morgado e Caco Ciocler. É uma produção brilhante em todos os sentidos, e mesmo quem não entende nada de cinema como eu, vai perceber que se trata de um filme muito bem feito, de muita qualidade, e que o desempenho dos atores é fenomenal. 

O filme conta a história de Olga Benário, uma jovem judia alemã que envolve-se com Luis Carlos Prestes e vem morar no Brasil a fim de implantar a Intentona Comunista contra Getúlio Vargas. Bem, o resto é história... e que história! Olga é presa e deportada, grávida de Prestes, para a Alemanha nazista, onde tem sua filha - Anita Garibaldi -  e é morta por gás em um campo de concentração alguns anos depois.

 Não sou favorável ao comunismo, acho-o um equívoco tremendo; aliás, qualquer coisa que precise ser imposta, é um equívoco. Tudo o que cerceia a liberdade de expressão, de ir e vir, do livre comércio, do direito à propriedade, não pode ser bom.  Não sou favorável aos métodos usados, seja pelos comunistas, seja por Getúlio Vargas a fim de combatê-los; mas não acho que se Olga Benário e Luis Carlos Prestes  tivessem vencido, o país estaria em situação melhor nos dias de hoje.

 Admiro a força e a determinação que os idealistas possuem, de lutarem por suas causas à todo custo. Mas a fim de combater algo que eles acreditavam como sendo errado, eles tentavam também impor-se à força através de um golpe! Isto também é uma forma de ditadura. 

Ao rever o filme, novamente eu pensei no quanto de vida Olga Benário desperdiçou; poderia ter sido feliz ao lado do homem que amava e da filha. Poderia ter tido uma vida ótima. Achei muito cruel e desnecessário o fim que ela teve. 

Não nasci para idealismos. Tenho medo de tudo que chega gritando, se impondo e implantando revoluções, seja de que tipo for. Acredito que o único objetivo da oposição, é tornar-se situação, e para isso, os discursos são sempre belos, imponentes e convincentes. O comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo, e não são mais necessárias nenhum tipo de provas que mostrem o equívoco deste regime.

Olga lutou pelo que considerava bom e justo, mas jamais soube se aquilo pelo qual  lutava teria sido realmente bom e justo.



Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 02/06/2013
Alterado em 02/06/2013
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras