Ninguém acreditava que um dia o homem iria à lua; quando a televisão foi inventada, disseram que seria um fracasso total, pois as pessoas não comprariam os aparelhos; surgiram os discos de vinil, e em seguida, os CDs. Lembro-me que resisti o quanto pude a estes últimos, e conservo até hoje o meu toca-discos antigo, e todos os meus discos de vinil, embora tenha uma grande coleção de Cds, e os ouça regularmente.
Há alguns dias, entrei em uma papelaria e surpreendi-me com o preço dos livros: bem abaixo do que eu costumo encontrar! Havia bons títulos, que geralmente se encontra por mais de trinta e cinco reais, sendo vendidos a preços bastante módicos, que variavam entre nove e dezenove reais. Adquiri alguns, pois meu prazer de ler livros físicos é algo que jamais deixarei de lado, e eu acredito que a queda nos preços dos livros nas livrarias físicas se deva aos valores muito mais baixos cobrados pelas livrarias virtuais.
Hoje eu sinto que as pessoas estão resistindo o quanto podem aos leitores eletrônicos, os e-readers; mas chegará um tempo em que eles dominarão o mercado, embora eu não acredite que os livros de papel deixarão de existir tão cedo. Porém, resisitir aos e-readers tornar-se-há uma tarefa cada vez mais difícil, já que grandes títulos estão sendo lançados no mercado da Amazon, Saraiva e outras livrarias virtuais. Além disso, novos modelos de e-readers surgem a todo momento no mercado, com mais recursos e inovações.
Quando os CDs surgiram no mercado, os artistas lançavam seus trabalhos em vinil e em CDs digitais; algum tempo depois, os vinis desapareceram, e hoje, apesar de haver uma volta, é apenas uma nostalgia, prazer de colecionadores e dos que curtem coisas vintage. O mesmo aocntecerá com os livros de papel e os leitores eletrônicos. Creio que daqui a alguns anos, as publicações em livros de papel (até mesmo por questões ecológicas) começarão a tornar-se cada vez mais raros.
Mas quais as vantagens dos e-readers? Em minha curta experiência, descobri algumas:
-Facilidade no transporte. Você pode levá-los para onde quiser, dentro de bolsas e maletas, sem fazer volume ou peso.
-Praticidade em baixar o livro que desejar a hora do dia que achar conveniente, esteja aonde estiver.
-Preços: os livros virtuais são bem mais em conta que os físicos, chegando a custar até um quinto do valor, dependendo do livro.
-Variedade de títulos de autores novos e consagrados, disponíveis com um simples 'click' do mouse..
-Podemos ler no escuro, sem cansar a vista ou incomodar quem estiver ao nosso lado.
-Tudo o que você marcar durante uma leitura - suas passagens favoritas - ficarão no seu livro de recortes, que você poderá acessar e reler quando quiser. Lá estarão também a quais livros as passagens se referem.
-Você economiza um espaço físico enorme em sua casa. Imagine só, armazenar mais de mil e quinhentos livros físicos em sua residência! Limpá-los e cuidar para que não sofram os efeitos do mofo, umidade e traças...
-Quando a memória do seu e-reader estiver 'cheia', você poderá contar com a vantagem do armazenamento em nuvem, onde eles ficarão guardadinhos e seguros, esperando para serem relidos ou apagados.
-É possível emprestar seus livros por tempo determinado aos seus amigos, transferindo-os para seus e-readers. E sem aquele friozinho no estômago que sentimos toda vez que emprestamos um livro querido e tememos não tê-lo de volta...
-Para quem é autor: poder você mesmo, sem custos, preparar e editar seu livro (inclusive a capa) sem qualquer custo, e vê-lo publicado rapidamente. Se encontrar algum erro posterior à publicação, basta corrigir o arquivo e mandá-lo de volta. O erro será automaticamente corrigido nos e-readers de todos os que o compraram, basta que a internet esteja conectada.
-Horas e horas de leitura - aliás, dependendo do tempo durante o qual o aparelho é utilizado diariamente, a bateria pode durar meses, sem precisar recarregar. Meu Kindle chegou para mim em 19/08, e até agora, só fiz uma recarga.
Mas é claro, o romantismo do livro de papel, o cheirinho da tinta de impressão, o barulhinho das folhas sendo viradas, tudo isto é muito apelativo aos sentidos... mas será que valerá a pena ficarmos presos a eles, se hoje existem outras plataformas de leitura mais modernas, práticas , econômicas e ecológicas? Eu acho melhor diversificar.
Segundo o site Engenhocas - www.engenhocas.com - os dez melhores e-readers disponíveis no mercado são:
- IPad da Apple (embora ele não seja realmente um e-reader, e a luz da tela possa cansar um pouco os olhos)
- Kindle, da Amazon
- Barnes & Noble Nook -Borders Kobo
- Readers Digital Book da Sony
- Kindle DX da Amazon
- Alex da Spring Design
- Pandigital Novel
- Black Jack da Cooler
- Positivo Alfa
Mais detalhes sobre cada aparelho, basta acessar o link acima