EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
banhos.jpg





Banhos- um pequeno texto de autoajuda




Acho que todos deveriam experimentar um bom banho de vez em quando. Não, não estou me referindo ao banho comum que tomamos apressados todos os dias, antes de sair para o trabalho e quando chegamos em casa, exaustos, após um dia estressante. Falo de um um outro tipo de banho: aquele demorado, caprichado, no qual adicionamos ervas e sal grosso. O banho mentalizado, de limpeza anímica, de descarrego. Uma boa ideia, é acender no banheiro algumas velas (cuidado para não provocar incêndios!), colocar uma música suave e escolher uma roupa limpa e macia para usar depois.

Um incenso de boa qualidade pode acrescentar mais significado ao ritual do banho;mas lembrem-se: estes recursos - o sal, as ervas, as velas e os incensos - apenas servem para facilitar a sua concentração. Só faça uso deles se você os aprecia.

Enquanto estiverem sob a água do chuveiro ou imersos na água da banheira, mentalizar coisas boas, não apenas para si mesmos, mas para os outros. Fazer um bom exame de consciência, pensar nas coisas que andam fazendo e/ou falando por aí sobre as outras pessoas, e pensar se aquilo acrescenta alguma coisa positiva às suas próprias existências ou às delas. Se não acrescenta, por que fazê-lo? 

Um banho ritualístico - que é como considero este tipo de banho - pode nos trazer grandes benefícios. Ele pode nos auxiliar a refletir sobre os nossos desejos e/ou sentimentos mais negativos - como a inveja, a maledicência, a baixa autoestima, a vaidade exagerada, o orgulho exacerbado e o sentimento de incapacidade - e nos ajudar a nos livrarmos deles. Porque todos somos capazes de grandes realizações, e portanto, não há necessidade de invejar ou maldizer aqueles que consideramos mais 'sortudos' do que nós.

Da sorte, depende apenas uma ínfima parcela daquilo que alguém realiza; o esforço pessoal, a crença em si mesmo, um propósito sincero, trabalho e uma vontade firme são os fatores que conduzem ao sucesso. Mas o que é o sucesso? Com certeza, você está pensando em luzes e fama; mas para mim, o sucesso é aquele sentimento de dever cumprido ao final de um dia de trabalho, o prazer de estar perto daqueles que amamos e que nos amam, a alegria por um trabalho bem feito, uma casa limpa e bem arrumada, uma comida preparada com carinho. 

Quer saber se você é uma pessoa de sucesso? Se você conseguir responder positivamente a estas perguntas, já terá mais que meio caminho andado:

1) Consigo alegrar-me sinceramente quando vejo alguém atingir um objetivo ou viver uma grande alegria?

2) Posso desejar o bem a todas as pessoas que me cercam, mesmo àquelas de quem não gosto?

3) Abstenho-me de falar mal das pessoas a fim de arruinar-lhes a reputação e fazer com que sejam mal-vistas pelos outros, para que eu possa me sentir melhor em relação a mim mesmo?

Se você foi capaz de responder, sinceramente,  "sim" a estas três perguntas, acho que já é um grande começo. 

Tome seu banho. De limpeza, de descarrego, de saúde, de reflexão. Repense seus caminhos. Deixe na água toda a sujeira anímica que vem pesando sobre seus ombros até agora, e saia dele mais leve, renovado, limpo - de verdade - e feliz. Apenas quando nos sentimos felizes (não a falsa felicidade que depende de fatores externos e visa reconhecimento alheio) poderemos nos alegrar com a felicidade dos outros.


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 22/02/2014
Alterado em 24/02/2014
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras