EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
23663122_SA.jpg



Create Space da Amazon


Publico livros virtuais na amazon.com.br desde 2013. Achei a proposta deles muito bacana, pois é uma alternativa para os escritores mundialmente desconhecidos como eu e que desejam deixar seus escritos organizadinhos em um espaço disponível para vendas. Para mim, o maior prazer é tê-los em meu próprio Kindle - uma pequena massagem no ego. O custo de publicação é zero - qualquer um pode publicar - e ainda podemos escrever, revisar, editar, escolher as capas (a própria Amazon oferece várias opções de capas, ou então podemos criá-las nós mesmos, usando nossas próprias imagens). 

Seu livro estará visível para o mundo inteiro - embora isto não signifique que o mundo inteiro esteja interessado - mas mesmo assim, a sensação é gostosa. Temos o Create Space, um recurso que oferece aos escritores a impressão sob demanda, ou seja, quando um leitor desejar ter o livro em formato paperback, podemos encomendar apenas a quantidade necessária, o que significa zero de custo (quem paga é quem compra).

Ainda há pouco, apenas por curiosidade digitei Ana Bailune na Amazon do Reino Unido, Estados Unidos  até e do Japão, e não é que o meu nome está lá, com todos os meus livros listados?

Achei no blog Escribe Romântica, de Lilly Cantara, instruções sobre como publicar na Amazon, e eis um resumo para quem estiver interessado:

Como funciona a impressão sob demanda?

Os livros são impressos por demanda, ou seja, somente quando um leitor o compra na Amazon.

Publicar na Amazon é totalmente de graça? Não pago nada por cada livro que é vendido?

Sim, tudo é completamente grátis. Eles oferecem à parte serviços de correção, mas são para a língua inglesa. Inclusive o livro de prova chega gratuitamente à sua casa, se você quiser. CreateSpace apenas fica com uma comissão sobre cada livro que seja vendido. Portanto em nenhum momento do processo você precisa investir o seu dinheiro.

Quais formatos e tamanhos você pode escolher para o seu livro? Qual o formato que você escolheu e por quê?

Assim que você coloca o nome no seu livro, o próximo passo é definir o formato. Amazon lhe oferece vários formatos e você escolhe aquele que achar mais conveniente.

Eu escolhi o de 6 x 9 polegadas (15,24 x 22,86 cm) porque dei uma olhada na minha biblioteca e vi que a maior parte dos livros de Romance estavam neste formato. Mas você pode escolher o que quiser entre as opções que lhe oferecem.

Como você formata as páginas do seu livro? CreateSpace lhe dá modelos? Você os usou? 

Depois de escolher o formato, você pode baixar o modelo. Tudo que precisa ser feito é substituir o texto fornecido no modelo pelo seu.

Quais as opções que CreateSpace lhe dá para criar a capa? Oferecem ferramentas? São fáceis de utilizar?

 
Há uma série de opções para escolher, todas são muito básicas mas talvez estejam de acordo com o que você procura. Também é possível - e foi o que eu fiz - colocar uma capa desenhada por você mesmo.
 
Como é o processo de revisão? Como você fica sabendo se está satisfeito com o resultado?

CreateSpace não revisa o texto, portanto se há erros ortográficos o de sintaxe, CreateSpace não os corrige.

Mas você dispõe de uma pré-visualização que pode ser vista página a página e, assim, certificar-se de que tudo está no lugar.
Você pode corrigir mil vezes, se quiser. Eu o fiz uma 999, mais ou menos. Enquanto não estiver satisfeito, não dê o último "OK".

CreateSpace lhe dá um ISBN gratuito? Você o utilizou em seu livro?

CreateSpace lhe dá um ISBN grátis. Na verdade, eu esqueci de colocá-lo na versão final do livro e eles o puseram para mim.

Como é o processo de venda? Quanto tempo demora para que o livro apareça na Amazon? O livro está disponível para todos os países? 

Depois que você dá o OK final, o livro demora cerca de 48 horas para aparecer no CreateSpace e uns 4 a 5 dias para estar na Amazon. O livro está disponível para todos os países. Recentemente, incluíram a distribuição local para toda a Europa, de modo que você não terá problemas para que o seu livro chegue até os leitores.

Como se coloca a sinopse do livro na Amazon?

A sinopse é colocada depois que você termina de montar o livro. CreateSpace lhe dá um espaço (como uma página onde você pode colocar os seus dados, sinopse e até pode modificar o banner do cabeçalho).


Como se calcula o preço de venda? Qual o preço que você colocou no seu livro e por quê?

CreateSpace apresenta o preço mínimo de custo do seu livro para cobrir o gastos de produção. Depois, se é a sua vontade, você aumenta o preço um pouco mais para ter o seu lucro. O preço final é você quem decide, portanto você pode colocar aquele que lhe é mais conveniente.

Como é o sistema de royalties? Qual é a comissão de CreateSpace?

CreateSpace fica com algo entre 60% e 70% do preço final, dependendo das características do seu livro. Isso eles lhe deixam claro na seção de perguntas frequentes. Basicamente é pelo custo de impressão e a hospedagem da página do seu livro.

Permaneço com os direitos de autor?

Você conserva todos os seus direitos. Amazon apenas lhe cede sua plataforma para você possa tornar público o seu livro. Você não fica preso a nenhum compromisso nem contrato de exclusividade, e pode retirar o seu livro da plataforma no momento em que quiser.

Posso vender um livro publicado na Amazon para uma editora?

Lógico que pode, pois os direitos de autor continuam sendo seus. O livro é seu e você pode fazer com ele o que quiser.

Podem ser publicados todos os tipos de livros?
Sim, pode-se publicar tudo o que você imaginar. Desde livros de contos e romances até receitas de cozinha, de poesia até memórias ou livros jornalísticos. Todos os gêneros são aceitos.

Posso publicar com um pseudônimo ou devo usar o meu próprio nome?

Você pode publicar o seu livro sob um pseudônimo, mas ao registrar-se no CreateSpace, o faça com o seu próprio nome. Depois, no momento de publicar, você coloca o nome de autor que quiser.

É preciso ser maior de idade para publicar?

Não é preciso ser maior de idade para publicar. Em todos os casos, você pode contar com a autorização de seus pais. Mas não é preciso para publicar um livro de forma independente.

Os preços são em dólares?

O preço que você determina para vender o seu livro é em dólares. Depois, em cada loja, ele é vendido na moeda locar. A Amazon.com (Estados Unidos) vende em dólares, a Amazon.com.br (Brasil) vende em reais, a Amazon.co.uk (Reino Unido) vende em libras, e nas outras lojas europeias se vende em Euro.

Por que você recomenda aos autores que publiquem seu livro na Amazon através de CreateSpace? Quais os benefícios de fazê-lo?

É simples, claro, direto, você não precisa passar pelo monte de processos burocráticos usuais nem correr o risco de ser enganado.

Você tem as rédeas do seu livro e o poder de publicá-lo quando e onde quiser.
Outra das grandes vantagens deste método é que você pode comprar exemplares dos livros por quase um terço do preço por ser o autor e vendê-los por sua conta. Ou imprimir um lote e presenteá-los em promoções ou concursos, também é possível você mesmo os distribuir nas livrarias.

O contra de tudo isso (que ironicamente também é a sua vantagem, porque lhe dá uma liberdade que antes não existia) é que você sozinho tem que fazer a revisão do texto e a promoção do livro. Mas pelo menos você sabe que o seu livro está nas suas mãos e detém os direitos, pelo que pode fazer com ele o que lhe der na telha.

....................................

Bacana, não é? 

Bem, o universo dos livros é um espaço enorme, e tornar-se um escritor conhecido hoje em dia pode ser quase impossível; mesmo assim, para mim, é o mais perto que consegui chegar de meu sonho de publicação. Além do mais, é divertido!



 
 
Lilly Cantara blog Escribe Romântica
Enviado por Ana Bailune em 21/07/2014
Alterado em 21/07/2014
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras