Esta versão indicada no link acima é cantada por Rufus Wainwright. Postei-a em meu blog PASSAGEM, com letra, tradução e vídeo. Para mim, a mais bonita de todas as versões que eu escutei. Mais ainda do que a que é cantada pelo próprio Leonard Cohen.
Esta é uma das mais lindas canções que já ouvi. Ao procurar por explicações a respeito da letra, não encontrei nada que realmente a esclarecesse – a não ser referências a passagens da Bíblia, como quando ele cita o Rei Davi e também faz referências a Sansão e Dalila em duas das estrofes. O próprio Cohen não parecia estar muito certo quanto ao que ele mesmo quis dizer, segundo algumas declarações que encontrei na rede.
Porém, a ignorância de alguns religiosos fanáticos – que pensaram que a música fosse uma canção Gospel – fez com que ela fosse mal interpretada e também considerada profana e até mesmo um hino ao Anticristo. Também encontrei uma versão Gospel da mesma, onde o conteúdo da letra foi totalmente trocado, transformando a música em outra coisa completamente diferente do que o que o autor pretendia que ela fosse.
Eis aqui algumas declarações do autor sobre a música, dadas em várias entrevistas:
“Eu quis entrar na tradição dos cantores que diziam “Aleluia”, mas sem um ponto de vista religioso.”
“É um dito, uma maneira de afirmar a minha fé na vida, não de uma maneira religiosa formal, mas com entusiasmo, com emoção.”
“Há uma Aleluia religiosa, mas há muitas outras. Quando olhamos para o mundo e para sua vida própria, há apenas uma coisa a ser dita, e ela é ‘Aleluia.’”
“A aleluia de Davi era uma canção religiosa. Então eu quis explicar que a Aleluia pode vir de coisas que nada tem a ver com a religião. E então eu percebi que existe uma aleluia mais generalizada que usamos para falar com o mundo, com a vida.”
Ao ler as declarações, fiquei pensando em qual seria a minha Aleluia, já que existem várias aleluias, religiosas ou não.
A minha Aleluia é sentar-me lá fora e escutar o vento e os passarinhos.
A minha Aleluia é olhar a chuva, sentir seu cheiro maravilhoso e vê-la dando vida à todas as plantas e ao mundo inteiro.
A minha Aleluia é poder andar, falar, enxergar, pensar, criar, aprender, ensinar.
A minha Aleluia é ter boas coisas das quais lembrar.
A minha Aleluia está em todos os animais de estimação que passaram pela minha vida, e que estão sob meus cuidados hoje.
A minha Aleluia é amar e saber-me amada.