Hoje, no Dia Internacional da Mulher, recebi várias mensagens enaltecendo o sexo feminino, o quanto as mulheres são deusas na terra, seres superiores, criaturas maravilhosas e ícones de bondade e abnegação, inteligentíssimas, lindíssimas, poderosíssimas, etc, etc.
Me desculpem, mas não consigo entender este modo de pensar. Tento, mas não consigo. Não sei como o gênero, por si só, possa abonar ou desabonar pessoas. Mulheres, só por serem mulheres, não são, necessariamente, criaturas maravilhosas ou horrorosas. Homens, só por serem homens, não são maravilhosos ou poderosos.
Dão-me os parabéns pelo Dia das Mulheres; por que, meu Deus? Só porque eu sou do sexo feminino? Por acaso, fiz alguma coisa extraordinária que contribuirá para o desenvolvimento da humanidade? Ajudei alguém? Fui realmente importante na história das pessoas que me cercam? Se o fui, nada tem a ver com o fato de eu ter nascido mulher. Eu poderia ter nascido homem, ou então, ser transexual, bissexual, homosexual e mesmo assim, ter feito as coisas que eu fiz. Meu sexo nada diz sobre mim. Não me sinto mais forte, mais importante ou mais inteligente do que os outros só porque nasci mulher. Não me sinto um ícone de pureza e beleza, bondade e magnificência, deusa na terra, rainha do lar ou qualquer uma dessas nomeações. Sou apenas gente. Ser humano.
Continuo achando que ser homem ou mulher, branco ou negro, pobre ou rico, não quer dizer absolutamente NADA.