Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já deparou com o sonso. Ele é aquele que sempre fica bem na foto, pois está sempre sorrindo, e tem um olhar bondoso e aparentemente sincero. Costuma falar baixo e não dizer diretamente o que pensa, preferindo expressar-se de forma mais dissimulada.
O sonso tem a habilidade de comer pelas beiradas. Rodeia o prato devagar, fingindo não sentir a voracidade que o aflige, e de repente, dá uma mordidinha. Geralmente, é uma mordidinha inocente, arranca só um pedacinho que não vai fazer muita falta; talvez, ninguém note. Mas ele não para por aí, pois a fome do sonso é insaciável. Logo depois, ele dá outra mordidinha, e mais outra, e mais outra. Quando a gente percebe, o sonso já chegou no recheio do sanduíche, e não deixou nada para ninguém.
Uma das maiores habilidades do sonso, é a manipulação. Ele conta uma história pela metade, só até o ponto no qual ele sabe que receberá a aprovação dos seus ouvintes. O resto, ele prefere omitir. Ou então ele conta o restante da história apenas quando ele percebe que o seu ouvinte já caiu na sua teia, que ele armou com todo cuidado entre os arbustos para ninguém perceber. Gosta de contemplar o olhar perplexo e constrangido de sua vítima. O sonso é como uma aranha, que estende sua teia invisível esperando que um besourinho incauto fique preso nela. Depois, ele se aproxima e se alimenta dele.
O sonso gosta de todo mundo. Pelo menos, aparentemente. Morre de medo de entrar em conflitos, mas adora quando vê o circo pegar fogo. Especialmente se o incendiário foi ele. Ele se senta no alto, em uma posição confortável de onde ele possa ver todo o prédio em chamas, e quando alguém passa, balança a cabeça tristemente e comenta: “Que pena!”
Quando o sonso quer uma coisa, ele tenta obtê-la e não desiste. Porque o sonso é invejoso. E ele não tem pressa. A fim de conseguir o que quer, está disposto a esperar muitos anos. Ele muda de casaca e desiste de suas convicções, sejam elas quais forem, adotando novas crenças e defendendo novas causas se isso lhe trouxer algum benefício pessoal. Porque no fundo, as causas dos sonsos são apenas uma maneira de atingir metas pessoais. Podem ser Flamengo hoje, se o chefe for Flamengo, ou Fluminense amanhã, se o chefe mudar de time.
O sonso pensa no futuro!
O sonso não gosta muito de emitir suas opiniões, justamente porque sabe que elas precisam ser voláteis. Temem dizer alguma coisa que possa prejudicá-los, ou aos seus interesses, caso as coisas mudem no futuro. Lembram-se daquele antigo programa de humor, que em um dos quadros falava da relação entre um funcionário e seu chefe? Toda vez que o chefe pedia uma opinião, o sonso retrucava: “O que o senhor acha?” Daí, logo após o chefe expressar seu pensamento, o sonso repetia: “Tirou daqui!”, apontando para a própria cabeça. Desta forma, o sonso estava sempre de bem com o chefe.
E é assim que o sonso cai nas graças de todo mundo: sendo cordato, bonzinho, discreto... dissimulado.
O sonso sempre carrega uma caixinha de fósforos no bolso. E quando o circo pega fogo, ele culpa o palhaço.
joão Bosco de Andrade .
Esta é a primeira vez que visito o seu espaço neste Recanto maravilhoso. E posso lhe garantir que fiquei bastante satisfeito com o que eu li. Sua crônica, O SONSO, por exemplo, prende o leitor do começo ao fim. Sobre este tema, só para completar um pouco, lembro muito o assunto do CHATO, pois, pensando bem, é bastante similar. Se não vejamos: faz muito tempo que não se encontra uma determinada pessoa e quando isto acontece, só para disfarçar, costuma-se dizer assim: "Olhá, amigo, há quanto tempo! Passa lá em casa!". E o que acontece? O dito cujo no dia seguinte toca a campainha da sua residência com a maior cara de pau! Este é o autêntico chato, segundo o egrégio Millor Fernandes.
Abraços e até breve,
João Bosco
Calada Eu
Visitar a sua escrivaninha é certeza de encontrar uma jóia.
Yamãnu_1
""O sonso não gosta muito de emitir suas opiniões, justamente porque sabe que elas precisam ser voláteis"".///Também há o sonso e sonsa, que não emitem suas verdadeiras opiniões, e sim aquelas que agradem ao ouvinte, no caso do Recanto que agradem aos escritor ou escritora. Opiniões voláteis abundam nos comentários recantista.
ELIE MATHIAS
Brilhante crônica. São as verdadeiras características dos sonsos. Aplausos ANA.
Aleixenko
Então o SONSILDO teria que se chamar INOCENCILDO? =================================== Abraços mil!