EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos
Um Mágico


Seguimos o som dos aplausos na tarde quente de sábado, no shopping center em Itaipava. Era um mágico. Um rapaz de baixa estatura fazia uma performance no segundo piso, enquanto uma pequena platéia se reunia em volta dele. Erguia mesas no ar sem nenhum sinal de fios, conversava com um cachorro de pelúcia que respondia às suas perguntas e discutia com ele, fazia coisas desaparecerem e reaparecerem em locais diferentes. Sempre com a ajuda das pessoas da platéia. 

Enquanto eu o observava, sua baixa estatura foi se tornando cada vez menos notável. Ele crescia diante dos meus olhos. Seu olhar direto e seu sorriso aberto pareciam cativar a todos, e seu discurso, por si, já era a fórmula de um encantamento. 

Estou estudando tarôt, e aprendendo a encontrar os arquétipos no cotidiano. É claro, ele era o arquétipo 1, O Mago. A primeira carta do tarôt, que fala de  recomeços e novos caminhos, de nosso poder de realização e da capacidade de concretizar sonhos. O Mago é aquele que traz alguma coisa do mundo etéreo e a concretiza no mundo real. É também um ilusionista, em seu aspecto negativo, e nos faz crer (voluntariamente) nas inverdades que nos ajudam a viver. Quando somos enganados, nos deixamos enganar. Sabemos, ao observarmos um mago, que tudo aquilo é efeito de ilusão, mas queremos acreditar, e então nos rendemos à sua mágica e nos entregamos voluntariamente às mentiras doces que ele nos conta. Pelo menos, por alguns minutos. 

Fiquei tentando entender o que aquele Mago estilizado estava fazendo ali, e qual a sua mensagem para mim. E foi no final do espetáculo que eu compreendi:

Ele nos contou sobre como tornara-se um mágico, e de quando seu avô o incentivou a lutar pelo seu sonho. Aos nove anos, ganhou seu primeiro kit de mágico; aos doze, fez sua primeira apresentação, e desde então, vem viajando o Brasil e o mundo levando seu encantamento. Contou-nos também sobre um show de mágica que assistiu na TV, ainda criança, no qual o mágico fez nevar usando um guardanapo de papel e um copo d'água. Tinha sido naquele momento que ele decidira tornar-se mágico.

E então, ele nos fez o mesmo truque, e eu vi, encantada, pedacinhos molhados de papel serem abanados por um leque e voarem sobre nós como se fossem flocos de neve. 

Ele finalizou nos deixando a seguinte mensagem: "Lute pelos seus sonhos, pois ninguém irá fazer isso por você. Não importa quantos anos você tenha, é sempre a hora certa. Ninguém é jovem ou velho demais para realizar um sonho."

Aquela foi a mensagem do arcano 1, O Mago. 

Quem quiser saber mais sobre meus estudos de tarôt, eu abri um blog a fim de partilhá-los e trocar figurinhas; eis o endereço: 


O Caminho do Aprendiz

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 13/01/2019
Alterado em 13/01/2019
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras