EXPRESSÃO DA MINHA ALMA
Tudo aqui é sobre mim.
Textos





ABRAM AS JANELAS E SE FECHEM POR TRÁS DAS PORTAS!


Nunca me senti bem em locais fechados. Sabe aqueles ônibus e trens cujas janelas não abrem? Detesto! E eles estão em todos os lugares do mundo. Você entra em hotéis, prédios públicos e meios de transporte e as janelas estão travadas. Impossível tentar abri-las! Acho isso um desserviço à saúde pública, pois é em ambientes fechados e lotados que as doenças proliferam. Principalmente porque os filtros de ar condicionado raramente são  limpos - quando o são!


Aqui em casa, mesmo em dias frios, sempre mantenho as janelas escancaradas. Quem me conhece, sabe. Mesmo a janela da minha sala de aula, deixo sempre aberta. Se algum aluno reclama, fecho um pouquinho, mas deixo uma fresta e explico: "É para a nossa própria saúde." 

Já viram coisa mais terrível do que entrar em um prédio,  ônibus ou trem lotado e ver as janelas todas fechadas? Principalmente quando está frio e chovendo! O vidro fica embaçado, e circula no ar aquele cheiro de gás carbônico, umidade, roupa mal lavada e suor. Um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias. 

Em tempos como os que vivemos, devemos nos lembrar sempre de manter as janelas abertas e sair às ruas somente se for necessário. Evitar apertos de mãos, abraços e beijos, manter distância entre as pessoas e nós e não frequentar locais cheios. Mas ontem as pessoas mostraram total falta de responsabilidade, lotando as praias do Rio de Janeiro e ignorando os avisos da polícia e dos bombeiros! Acho que a maioria ainda não despertou para a realidade. Lá estavam elas, espalhadas sobre a areia com suas crianças,  usando cadeiras e mesas de praia não higienizadas, comendo coisas das mãos dos ambulantes : Como foram preparados aqueles alimentos? Quem tossiu ou espirrou perto deles quando estavam sendo vendidos?

Falam da irresponsabilidade de Jair Bolsonaro pelas afirmações que ele tem feito a respeito do vírus e também pela sua conduta ao quebrar as regras de segurança. Concordo, ele demonstra irresponsabilidade e deu um péssimo exemplo de cidadania! Já deveria ter fechado as fronteiras do país há muito tempo e feito um pronunciamento responsável em rede nacional a respeito da importância de seguirmos as regras de segurança. Por mais que eu goste dele e do trabalho que seus ministros vêm fazendo em diversas áreas, não posso concordar com tanta infantilidade.

Mas  nós precisamos ser responsáveis também! Cada um de nós deveria aprender a seguir as regras, deixando dessa mania de achar que coisas ruins só acontecem aos outros, agindo com mais responsabilidade.

Ontem assisti a um vídeo que me espantou. Um biólogo comparava São Paulo e Itália, dizendo como as coisas começaram a dar erradao por lá e provando por estatísticas que estamos nos encaminhando para a mesma situação, pois cometemos os mesmos erros. A coisa ainda vai piorar bastante antes de melhorar. 

Mas ao invés de transformar tudo isso em uma questão meramente política, simplificando o perigo e procurando bodes expiatórios, deveríamos estar pensando em como nos proteger, em como proteger as pessoas que amamos! Não é hora de fazermos afirmações levianas e polêmicas a fim de desunir o povo ainda mais. 

É hora de esclarecer!


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 17/03/2020
Alterado em 17/03/2020
Comentários
Free background from VintageMadeForYou
MATURIDADE Ana Bailune R$ 11,55
O JARDINEIRO SONHADOR & OUTRAS CRÔNICAS Ana Bailune R$ 4,34
LIXO EXISTENCIAL - AMOSTRA Ana Bailune R$ 1,00
SEMPRE CADA VEZ MAIS LONGE Ana Bailune R$ 2,00
A Ilha dos Dragões Ana Bailune R$ 7,00
Vai Ficar Tudo Bem - ESGOTADO - Disponível na... Ana Bailune R$ 2,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras