O escritor Humberto Eco uma vez declarou que: "As redes sociais deram o direito à palavra a legiões de imbecis que, antes, só falavam nos bares, após um copo de vinho e não causavam nenhum mal para a coletividade. Nós os fazíamos calar imediatamente, enquanto hoje eles têm o mesmo direito de palavra do que um prêmio Nobel. É a invasão dos imbecis."
Será mesmo que alguém tem o 'direito' de calar quem quer que seja, por achar-se mais inteligente, por ter podido ter mais acesso à cultura e à educação que a maioria das pessoas , ou por ter recebido um Prêmio Nobel de Literatura?
"Nós os fazíamos calar imediatamente" é uma frase que soa senão culturalmente restritiva, pelo menos, arrogante. Afinal, quem são os imbecis? Aqueles que pensam diferente da maioria dos considerados cultos? Ou aqueles que nasceram em um país onde a maioria é pobre e estudou em escolas com ensino precário e não teve acesso ou incentivo a livros e cultura?
Enquanto a legião de imbecis acima citada pelo famoso escritor não tinha direito à liberdade de expressão, tudo estava indo às mil maravilhas no mundo; tudo corria de modo a endeusar a minoria de arrogantes e perpetuar seus privilégios, mas a partir do momento em que o primeiro imbecil ergueu sua cabeça e descobriu que tinha uma voz, as estruturas começaram a ruir, pois os imbecis começaram a questionar tudo, a querer saber o porquê de tudo, a erguer a voz (a princípio, timidamente e temendo o cancelamento, mas hoje, livremente e não dando a mínima para os senhores da palavra); os imbecis - grupo no qual eu mesma me incluo - aprenderam a discordar. Nós, os imbecis, hoje sabemos que temos direitos, não apenas deveres, e que podemos expressar aquilo que pensamos sem medos.
E este é o maior problema quando os ditos imbecis erguem as suas cabeças e começam a olhar em volta: ninguém conseguirá baixá-las novamente, por mais que os outros queiram ridicularizá-los, minimizando suas opiniões, adjetivando-os de forma vil e tentando calar suas vozes. E eu sei disso, pois eu mesma sou uma entre milhões de pessoas no mundo que hoje estão classificadas no rol dos imbecis. E mesmo que os arrogantes e inteligentes consigam nos calar através do uso da força, da ditadura e da imposição do medo através de ameaças, existe uma coisa que jamais voltará à sua forma original: os nossos pensamentos. Este é um território inacessível para eles. Ali foi plantada uma semente, e ela é imortal. Mesmo sufocada, um dia ela germinará. Ela aguarda pacientemente sob o gelo da esperança, enquanto cresce e se fortalece.
E quando menos se espera, ela brota e se transforma em uma enorme árvore.
E então, nós, os imbecis, parafraseando a tão famosa canção que tornou-se um hino entre os donos da verdade, poderemos encher os nossos pulmões e gritar:
"Apesar de você amanhã há de ser outro dia!"